terça-feira, 12 de maio de 2009

Inferno Astral?

Os astrólogos costumam dizer que o intervalo composto entre os quinze dias antes e os quinze dias depois do dia de aniversário (há alguns que dizem que esse período é maior). Nesse período misturam-se as melhores coisas do ano e as piores coisas também; é algo do tipo “fim de novela”, quando os mocinhos ficam felizes para sempre e os malvados sofrem as penúrias de que são merecedores. Mas como na vida real ninguém é 100% bom tampouco 100% mau, as coisas se misturam e temos ônus e graças. Comigo não deixa de ser diferente ( e por que não haveria de ser ? )
Tudo começou no primeiro dia do Thargelia. Festival de Apolo para as purificações e entrega dos primeiros frutos da estação. Esse é um festival peculiar. Antes de qualquer coisa ele é um festival para purificação da comunidade de seus miasmas. Segundo ele começa bem antes do começo propriamente dito. E foi o que fiz. Uma semana antes eu comecei a meditar, a fazer um anamnese, uma sondagem em clima de auto-avaliação. Quais os defeitos, más condutas, vícios que eu gostaria de eliminar, de me purificar? Foi quando tomei consciência disso que comecei a construção do meu pharmakos, que é uma espécie de bode expiatório; na antiguidade ele era um representante da comunidade, especialmente sem quaisquer atributos. Mas como hoje não podemos, na verdade não temos como sair por aí banindo as pessoas de nossas vidas, como maldições, eu fiz uso de um Kolosso, uma espécie de boneca vodu usada na Antiga Grécia. Fiz três, uma para mim, uma para minha casa e uma para a casa do meu namorado. Até aí tudo bem, deixei as bonecas bem acomodadas, com seus colares de bulbo de cebolas pintados e tudo o mais.
A aflição do inferno astral começou no dia anterior ao início do festival. Fui ao banco tirar dinheiro para ir ao mercado e comprar coisas para celebrar o festival. Coisas simples e baratas: milho, cevada, leite e queijo de cabra, azeite. Tudo para ser entregue como oferta. Mas aí fui ao banco e nada! Só no próximo dia. Tudo bem, ainda havia tempo. Próximo dia: feriado de dia do trabalho. Consegui o dinheiro, mas cadê os mercadores? No Mercado Público não havia nenhum mercador que vendesse os produtos da minha lista. Podia ser pior do que acabar com meu planejamento? Abstraí imaginando que não, mas ao chegar a casa eu percebi que as coisas, como bem ensinam as Moiras, o destino, podem ser surpreendentes. Então... Cadê meu pharmakos ? Misteriosamente desapareceram... Coisa de Hermes, o divino ronda portas? Até agora não sei.
Cansado de tudo que estava acontecendo e logo depois de ter levado uma topada sentei na cadeira em frente à horta de ervas... o céu totalmente nublado de repente começou a revelar-se-me. Raios de sol vindos de longe, como Apolo, vinham a mim em algo como que uma epifania. Entrei em transe... Também pudera... Todo o dia atabalhoado e sem comer... Qualquer coisa poderia me comover, mas aquilo era diferente. Sempre fui um tanto criativo, mas os deuses não são imaginações. São realidades concretas. Imagens de golfinhos e serpentes astrais me envolviam sucessivamente, me picando e me curando... Um cheiro de mel subiu ao ar. Pensei que fosse coisa de Zeus, a mando de seu filho. Algo semelhante ao que houvera acontecido a Orestes, purificado com sangue por Apolo após o assassinato da mãe. O festival não estava se revelando desejoso de acontecer da forma como eu o havia planejado. Então, aproveitei o momento de solidão e distanciamento e me ergui. Fui à geladeira, catei minha jarra de libações. Coloquei o leite dentro da jarra e consagrei aos deuses gêmeos. Fui até o quartinho de ferramentas e catei algumas pedras de carvão, acendi-as no fogão e as coloquei no braseiro. Assim que pagaram em brasa junto às demais, depositei um pouco de incenso sobre a brasa e fiz a libação do leite aos gêmeos e fiz a Eles uma oferta de canjica.
Sei que não é das coisas mais convencionais, mas acredito antes de tudo que os deuses apreciam as ações espontâneas. Talvez sejam nelas que Eles vejam nossa real dedicação a Eles.

0 folhas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails