sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Jornado do Louco


ARCANOS MAIORES
- O TARÔ COMO SÍMBOLO DA JORNADA –



“Fase do meu canto teu eterno eco.”
(Adriano de Leon)



A vida não é uma escolha, mas uma condição de existência a que muitos chamam de dádiva e não deixa de o ser. Apesar de não se escolher viver o homem tem a possibilidade de escolher como viver.São as suas escolhas que dão origem e fim ao “caminho”.O caminho pessoal é confuso, inconstante e se mostra mutável aos nossos olhos por dois motivos simples: existe apenas um caminho para cada pessoal e isso implica que ele é o resultado das escolhas feitas por cada um de nós.O caminho não é bom ou mal, ele apenas é; a questão de levar a um bom ou mau lugar não é algo inerente ao caminho. O seu destino é determinado pelo indivíduo, a sua função é apenas levar,conduzir e ele leva.Isso é o caminho.
A vida humana não tem início no nascimento ,mas sim no ato sexual. Antes mesmo de nascer e povoar este mundo de belezas e contradições o homem já é uma centelha de vida, mesmo não ocupando um espaço por si só, necessitando do útero materno para sua existência ele é incondicionalmente vida. É o júbilo, o amor, que se traduz pela “loucura” que nos fornece a possibilidade do amanhã, a vida em potencial. Os amantes vêem no outro o amor eterno – e ele o é. O toque, o silêncio (ou a sua falta), cheiros e sabores...a loucura do amor. A poder criador e destruidor (tudo que criei hei de destruir) desta força que possibilita através da fecundação , a essência da vida. É aqui que nasce O LOUCO. O arcano 0.
O louco é o instinto,o produto do amor; é o gozo fecundador, a alegria primordial. É aquilo que será. Ele cresce. A barriga, o útero materno é aconchegante ,mas não o bastante. Está em hora de deixar de ser um recebedor das sensações maternas e por em prática a sua essência. É hora de nascer. Eis que nasce O MAGO ,o produto manifesto, ocupando espaço no mundo como todos os demais. Ele é a capacidade de melhorar,é a nova essência transformadora que se insere na família ,pois ele é a própria capacidade de transformar. O mago é a criança. É dele que se intensifica o desenvolvimento.Ele é a vida que rebentou o útero e agora sorri para A SACERDOTISA, a grande mãe. Ele é aquela que sustenta a vida com a magia de seu afeto. A reflexão. Ela se mostra como IMPERATRIZ, à delicadeza que sustém é a mesma força animadora universal. O poder de um IMPERADOR que traz a casa o sustento. Pois ele é a fonte, ele é o exemplo. Assim como a mãe é a imperatriz, o pai se mostra como O PONTÍFICE; ele é a ordem. Pai e mãe são OS AMANTES, em todas as suas faces. É a representação do amor universal. A amizade. A escolha, o início da jornada. Assim forma-se a família. Um núcleo firme e completo. O sagrado.
Os passos trilhados até aqui foram semelhantes, mas diferentes. Não existem caminhos iguais.Alguns se cruzam em algum momento da jornada. Mas eles sempre são diferentes. Caminhos paralelos, mas distintos. As dificuldades, obstáculos e sorte existente no caminho dependem das escolhas, e esta é uma questão pessoal, mas acima de tudo , individual.O CARRO é o mesmo, seja qualquer caminho. A direção que ele determina nada mais é do que decisão de seu condutor através dos atos e ações.
O equilíbrio da existência é não é um resultado, mas uma etapa do caminho; conseqüência da vontade. A JUSTIÇA. Não é a crença correta, mas a ação correta e a fidelidade aos ideais. Ser um EREMITA implica saber calar, pois as contradições do mundo na verdade são movimentos da mesma roda, A RODA DA FORUNA. A FORÇA do homem ao mover a roda é que lhe mostra a vida existente no caminho.O combate justo irá lhe mostrar que a vitória não reside em ganhar, mas em se manter fiel às suas crenças, respeitando seus próprios valores. Aparecem flores; a liberdade. O homem descobre a ousadia. A mesma ousadia que lhe traz o conhecimento e a felicidade também é aquela que lhe faz abrir os olhos ao ver o amigo ENFORCADO, dependurado no meio do caminho. O sentimento de impotência, a incapacidade de deter o movimento da roda da fortuna que ele girou.Só se ganha a experiência vivida. A resistência , a angústia dos homens e a inspiração dos poetas. A MORTE é o princípio transformador. A perda torna necessária a mudança. No mesmo momento do caminho aparecem duas imagens: anjo e demônio. A dúvida e a confusão. A TEMPERANÇA é o anjo que mostra o caminho não é linear;o equilíbrio é um processo , não resultado dele. O DIABO mostra a saída do caminho e exibe a posse como presente aos homens. Mas ter não é o caminho dos homens.O homem nasceu para voar mais alto e todo peso atrapalha. A vida é a busca pela leveza. O lugar do homem é A TORRE, a liberdade dos mundos, a transformação. O vôo é resultado das experiências, a liberdade, mas como a ESTRELA, haverão momentos onde o caminho vai se mostrar como uma sela que aprisiona e condena à solidão. Tal qual a estrela que brilha sozinha na noite...
O caminho se cruza com outro debaixo do brilho da LUA. Ela mostra a paixão que arrebata toda a solidão. Ela é o amor que coloca no solo uma semente.O SOL é a fonte de vida durante os dias. Ele é a luz que envolve a semente, quebra sua dormência e lhe dá o necessário para que ela prepare sua beleza para nascer em seu esplendor! Ela nasce e se mostra como a consciência de um novo mundo. É a mesma consciência que mostra o fim. O sol inicia seu movimento. O JULGAMENTO se inicia, ele é o júbilo, a determinação ,é o início dos resultados plantados ao longo do caminho. O MUNDO mostra que criar também é destruir.É preciso abrir espaço para que o novo nasça. É o fim do caminho enquanto aprendiz. Inicia-se uma nova fase. O caminho mostra sua face e percebemos que apesar de tudo , ele é essencialmente amor. A força que move os homens ao sacrifício. O sacrifício que gera uma nova vida; a permissão.
Aquele que era filho (a), agora é pai/mãe. Deixa de ser o pupilo e assume seu papel como sacerdote dentro da jornada, tal qual seu pai fez com ele. É o novo caminho, mas em essência o mesmo, porém com mais elementos. As mãos sempre estarão dadas. Os caminhos serão distintos, mas se posicionarão paralelamente em um mundo determinado pela vontade de cada um. Eu quero mudar. É o instinto que faz nascer a fonte transformadora. Surge um louco. O ciclo se reinicia...

0 folhas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails