quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sobre a brevidade dos relacionamentos gays


Por que os casamentos gays não duram tanto tempo quanto às relações heterossexuais ? Essa é uma pergunta a qual venho me perguntando depois de ter observado alguns fatos que foram noticiados nos últimos meses, mais especificamente a morte da senhora Rute Cardoso.
Quando se tenta responder essa pergunta caímos no velho e repetido erro de afirmar que o homem tem um impulso natural de "pular a cerca" devido à seu instinto de preservação da espécie, mas não é muito bem por aí. Nada contra quem gosta de zoar, passear por aí e pagar todo mundo, mas diga-se em respeito, tem muita gente a espera de algo que seja realmente sério e honesto. Quem não quer ser amado ?
Vamos tentar entender as coisas...
Nos relacionamentos homossexuais em gerais podemos observar a existência de dois grupos, de acordo com seus interesses no relacionamento. O primeiro grupo é o grupo das pessoas que buscam uma relação homoerótia, ou seja, buscam apenas divertimento e prazer sexual com pessoas do mesmo sexo que elas. O segundo grupo é o das pessoas que buscam uma relação homoafetiva, ou seja, aquelas pessoas que buscam um relacionamento sério: namorar, casar... adotar filhos, ou ao menos construir uma relação sadia e séria.
Costumo dizer que num relacionamento o mais importante é a cumplicidade e o respeito entre as pessoas que o fazem. Isso é válido em todas as situações de relacionamentos em grupo: família, amigos, trabalho, instituição religiosa... todo mundo gosta de ser respeitado, e fundamentalmente todo mundo merece ser respeitado. Não é algo que se escolhe. É uma obrigação. Então... vamos ser sinceros, as relações homossexuais têm uma coisa a mais que em geral as heterossexuais não têm: sinceridade. Então... se você sabe que o bendito parceiro não é lá dos mais fiéis, vale mais ter uma relação de confiança, onde ambos possam encontrar-se com outros, mantendo mesmo assim, o relacionamento entre si, do que abdicar de quem se gosta por ideias que definem a fidelidade de acordo com o número de pessoas com as quais você saiu durante o mês.
É possível que grande parte dos relacionamentos homossexuais não dure muito tempo pela hipocrisia nesse ponto último e pela falta de sintonia entre os tipos de pessoas que acabei de relatar. É assim que vejo a coisa; mas em contraponto, existem casamentos que vão muito bem obrigado.
Para que se tenha um relacionamento duradouro é necessário dar espaço ao parceiro, e a si mesmo também. As pessoas partilham de uma vida em comum, mas essa vida não é a única. Desempenharemos diversas funções: amigo, marido, pessoa, indivíduo. São coisas distintas, que precisam ser separadas para a saúde da relação. É o tipo de coisa que você faz pra quando chegar em casa, depois do trabalho, poder chegar e conversar... quebrar o gelo comum que o tempo traz consigo.
É bem verdade que os relacionamentos homossexuais têm um pouco menos de sexo, mas me digam, pra quem busca uma relação estável,alguém a quem se amar... tem coisa melhor que acordar, olhar pro lado e sentir o calor, e eventualmente, o friozinho , da pessoa ao lado ? E melhor que isso, abraçá-la e poder dizer que a ama ? A meu ver, ainda não existe sensação melhor. O relacionamento nos proporciona o dom da descoberta do mundo. A cada dia conhecer um cantinho a mais daquela pessoa . Não há nada como a companhia de quem se ama.
A felicidade se faz por existir vários caminhos, mas como disse a Edith Piaf, só há uma coisa pior que a morte: a solidão. Solidão não é estar sozinho. É ser sem ninguém. Quantas pessoas espalhadas pelos mundos , mesmo rodeadas pelo caos contemporâneo estão se sentindo sozinhas ? O parceiro nos proporciona a descoberta do corpo, e de nós mesmos, seja isso em qual dimensão for: homoafetiva, ou homoerótica, mas que é bom ter alguém a quem amar, ah!, isso é fato, arte-fato !

0 folhas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails