sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

o Segredo do Yod


O SEGREDO DE YOD



Yesod é a fundação, a aliança, a base da nossa mente inconsciente, que é o alicerce de nossa personalidade. Seu nome deriva do verbo isd “lançar o fundamento, destinar, designar, apontar, empossar”, ou “ser fundado, ser fundamentado”, e ainda “associar-se, conspirar”. É a nona sefirot, sendo também o receptáculo das emanações de Ein Soph que passaram por todos os estágios representados pelas sefirot de Kether até Hod e que irão ser despejadas no nosso mundo por meio de Malkhut.Nesta sefirah estão as características da maleabilidade e das fantasias. Pode ser um mundo enganador, onde a virtude básica é a independência. É a força que dá vida, mas pode ser a noite negra da alma.

Yesod localiza-se no pilar do meio, opilar da compaixão. Alguns cabalistas o chamam de Yesod Olam, a “Fundação do Mundo”; Ela também é chamada de Zaddiq, que significa Ser Justo. É a “axis mundi”, o Pilar Cósmico.

O canal para nos conectarmos à Yesod é Joseph e no corpo Yesod relaciona-se com os órgãos sexuais.No Zohar ela é tão intensamente associada ao falo e ao sexo, que despertou suspeitas em alguns cabalistas. Gershom Scholem disse sobre ela : “da profundeza oculta desta sefirah ,a vida divina transborda no ato de procriação mística.

O signo sagrado da circuncisão é a prova para o cabalista de que dentro dos limites da lei sagrada tais forças têm seu lugar legítimo.O falo e o erotismo recebem, implícita ou explicitamente, importância em praticamente todas as religiões, inclusive as três maiores: a literatura mística de cristãos e mulçumanos é abundante em metáforas eróticas, e no judaísmo, um dos ritos centrais que expressa a aliança entre Deus e o povo hebreu ,concerne diretamente ao falo: a circuncisão, que os cabalistas consideram adscrita à esfera de Yesod. O próprio nome desta sefirah deve ser interpretado ,segundo eles, como “o segredo(hebraico: sod) do Y, isto é, do yod, primeira letra do tetragrama sagrado YHVH. De acordo com essa leitura, o segredo de Deus é a sexualidade.

Uma das grandes descobertas de Freud relaciona-se ao papel central desempenhado pela sexualidade, e pelo falo em particular na vida psíquica do indivíduo, de ambos os sexos. É por meio do Complexo de Castração (Ter falo ou ser castrado) que o ser humano, terminando o Complexo de Édipo, reconhece-se como homem ou mulher e ocupa seu lugar na sociedade. Na interpretação Lacaniana, o pênis é visto como um significante primordial. É graças à ele que a rede de significantes que constitui a linguagem pode subsistir. O mesmo acontece com Yesod, que é a estrutura sobre a qual se apóia toda a Árvore da Vida.

Na análise Lacaniana, o falo não faz parte da rede de significantes, anão ser como um elemento de falta, um significante impossível de existir. Trata-se do significante capaz de representar o real.A afirmação do indivíduo como homem ou mulher depende da identificação entre o sujeito e o tipo ideal de seu sexo, representado pelos respectivos genitores. Neste momento é preciso que o menino e a menina rompam com a idéia de que o pênis é o falo. Para a menina isto é mais simples, já que ela não tem pênis. O acesso do homem ao gozo (que segundo laçam é a experiência de separação entre aquilo que se imagina ser e o que de fato é) é barrada pela crença de que o pênis é o falo , e o homem empaca ,pensando que só pode sentir prazer por meio do pênis, quando o pênis é apenas um desses mecanismos. Por esse motivo, muitas disciplinas místicas baseadas na sexualidade insistem que , durante a relação sexual o homem não deve permitir a ejaculação. Essa mesma advertência pode ser observada em inúmeros textos cabalísticos, principalmente os textos do Misticismo Merkabah, onde abster-se de ejacular ,além de total abstinência sexual , como forma de conseguir ou alcançar a visão do Carro Trono de Deus.

Yesod é a esfera da Lua. Devido à força inimagináveis dos princípios de vida presentes em Yesod , os deuses e heróis titânicos podem ser relacionados com esta sefirah. Os deuses e deusas lunares são também atribuídas à Ela. A imagem mágica de Yesod é a de um homem vistoso e nu; sua cor é o lilás brilhante ou azulado, a cor ligada à espiritualidade; a chama violeta.

A sefirah de Yesod é habitada pela ordem dos anjos ,que os judeus chamam de Kerubim, os Seres Fortes. Na literatura cabalística Deus criou 72 anjos , ou gênios ,constituídos por nomes dEle. O príncipe desta ordem é Gabriel. É ele quem coordena e orienta o trabalho dos anjos pertencentes à esta ordem.Sob sua guardam estão oito nomes sagrados ,que são os Kerubim: Damabiah, Manakel, Ayel, Habuhiah, Rochel, Yabamiah, Haiaiel e Mumiah. Estes são os anjos mais próximos da humanidade.São os 8 últimos nomes de Deus. Gabriel vem de Gibor, que em hebraico significa herói.

De Gibor vem Gebher, humanidade. A terminação “el” do seu nome significa Deus. Portanto o nome de Gabriel pode ser entendido como “Herói da Humanidade” ou “Humanidade de Deus”.Em Yesod o nome de Deus é Shaddai El Chai, o Todo Poderoso Deus Vivo. Ele é a fonte da vida eterna, protetor de todas as criaturas vivas contra as tribulações.É este o momento em que o mago saberá que se deve continuar sua jornada sozinho, pois não precisa mais dividir seus sentimentos no plano físico nem no plano mental,restando-lhe ainda um longo e árduo trabalho.

0 folhas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails