sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tipharet

BELEZA, EQUILÍBRIO E SACRIFÍCIO


Tipharet é a sexta sefirah da Árvore da Vida. Localiza-se no pilar central da Árvore, o Pilar da Suavidade; não tem polaridade, como Keter, Yesod e Malkhut, que também estão nesse pilar. Elas encarnam a condição de equilíbrio entre as duas forças opostas e de interação expressas nos pilares laterais.É esse equilíbrio que mantém o mundo.

Tipharet encarna a beleza como atributo. Localiza-se abaixo e entre as sefiroth de Chesed e Geburah; junto a essas duas sefiroth formão triângulo ético , a tríade superior de Maguem David. O triângulo ético representa as atividades superiores da alma; a idéia da mente abstrata é intimamente relacionada a esse triângulo. O triângulo ético tem esse nome porque retrata o desenvolvimento da ordem e da lei, da consciência, do discernimento entre certo e errado, e as leis da natureza no universo. Este triângulo é delimitado pelos caminhos 19, 20 e 22.

Tipharet é o reconciliador de Chesed e Geburah, é o resultado das forças de interação entre estas sefiroth. É a beleza, porque é o ponto de equilíbrio entre Chesed e Geburah. Sem esse equilíbrio beleza nenhuma pode existir. Representa a verdade advinda dessa condição de equilíbrio. É também a encarnação do sacrifício autêntico. Tipharet ainda simboliza o filho; é o reflexo de Keter.O triângulo ético aponta para baixo. É o reflexo do triângulo superior, composto por Keter, Binah e Chokmah. Originalmente, da unidade resultou a dualidade, ou seja de Keter resultou Chokmah e Binah. No triângulo ético , a dualidade expressa pelas forças opostas de Chesed e Geburah juntam-se e o resultado é o surgimento de Tipharet. É a partir do triângulo ético que começa a brotar os estados materiais.No corpo humano, Tipharet relaciona-se com o tronco e o chakra do coração. É o núcleo década ser humano,de cada indivíduo; é a nossa natureza essencial. Manifesta-se como a compaixão, a nossa beleza interior e exterior; é o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. O canal para Tipharet é Yaakov.

Quando organiza-se a Árvore da Vida de acordo com o método do hexagrama, ressalta-se Tipharet. Este método de análise da árvore coloca-o como centro funcional da Árvore.; como um sol ao redor do qual estão dispostos Chesed, Geburah, Netzah, Hod e Yesod.Tipharet é a esfera de Shamesh , o sol, que é seu símbolo. É a sefirah do sacrifício, a transmutação da energia de um nível para outro.Tipharet está relacionada com deuses que curam. Simboliza o equilíbrio. A cura em Tipharet deve ser entendida como o restabelecimento da harmonia e do equilíbrio. É a restauração de um sistema desequilibrado. Curar é devolver a harmonia original, “tornar integral”. Isso implica um sacrifício (seja qual for a dimensão desse).Em Tipharet a divindade apresenta-se com o nome de YHVH (pronunciado Adonai),o nome mais sagrado , aquele que em si abriga todos os nomes da divindade. Tipharet é a letra Vau ( ו) do tetragrammatron. Esta letra está associada ao elemento “ar”, relacionado ao intelecto. É a essência do criador; é a energia que sustém e enriquece tudo o que existe..Tipharet tem o amarelo como cor na escala Briática. Seu número é o seis.Os símbolos mais associados à Tipharet são: o sol, a cruz de braços iguais, a pirâmide truncado , o cubo e o lamem.

Tem uma imagem mágica tríplice: um rei imponente, uma criança e um deus crucificado. Isto representa três níveis de experiência, três etapas de desenvolvimento; são os estágios na formação do iniciado. As imagens mágicas são síntese das qualidades encarnadas pelas sefiroth.A lição que Tipharet nos ensina é a de compartilhar , mantendo e respeitando o equilíbrio.É a lição de julgar com amor. Tipharet nos protege do mal. É ele quem dá a vitalidade, a força , alegria e felicidade.

0 folhas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails