sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Mercabá e o Misticismo Judáico

O que é um místico? O misticismo?
O místico é toda pessoa que busca uma experiência direta com Deus (ou com os deuses) e unir-se a ele(s). Sabe-se que os primeiros místicos judaicos praticavam uma forma de misticismo conhecido como “MERKABAH”.
A palavra “merkaba” é um termo hebraico formado por justaposição de três termos:
* MER significa luz;
* KA significa espírito;
* BA significa corpo.
A merkaba é o veículo de luz. É através dele que o homem concretiza suas tentativas de contato místico com a divindade. É um campo de luz que gira em sentido contrário, afetando assim de forma simultânea o corpo e o espírito. É dessa forma que ela permite a viagem através das dimensões e realidades.
A merkaba é uma energia advinda do Deus-Criador e portanto não pode ser qualificada. Ela é constituída inteligência combinada dos 24 anciãos, os Deuses de Mudança . A função da Merkaba é avaliar níveis de consciência e inteligência, bem como possibilitar o acesso a níveis superiores dos mesmos. É através desse mecanismo que o homem pode chegar a ter um contato com a divindade.
A prática da Merkaba fornece subsídios para a fusão mística com Deus.Como fazer isso ? Através das ações. O homem tem o poder do livre arbítrio, e é através de suas escolhas e atitudes que ele colore a sua alma e permite-se ou não chegar ao encontro do divino Criador. Em hebraico a merkaba é traduzida como “carruagem” ; isto devido à experiência mística do profeta Ezequiel do carro-trono de Deus, ou seja, da Merkaba. Durante séculos os místicos judaicos tentaram reproduzir esta experiência
A prática da Merkaba conciliada à meditação e exercícios posturais e respiratória( quase Yoga) perdurou durante muito tempo no misticismo judaico, aproximadamente até o segundo século antes de Cristo. Estas práticas permitiam (isto é uma especulação) ao místico ascender e descender a diferentes níveis ou dimensões de realidade. Um fato importante é que a Merkaba não funciona sozinha. Ela é uma máquina, um veículo ,mas só pode movere-se por meio da compreensão do Amor-Divino, também chamado de Amor Incondicional. É através do conhecimento e utilização do amor do Deus que o homem ativa a Merkaba.
A visão do carro-trono de deus, por Ezequiel, e demais experiências com a Merkaba forneceram as bases para a tradição mística que se conhece hoje, mesmo com as alterações sofridas com o passar dos séculos. A merkaba é a primeira grande expressão que funcionará como base e fundamento às práticas do misticismo judaico: a kabbalah.

2 folhas:

goooooood girl disse...

your blog is so good......

Anônimo disse...

Excelentes esclarecimentos.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails